AGENDE UMA CONSULTA

   

 

CONHECENDO A PLACA DE MORDIDA

A Placa de Mordida é um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes e que apresenta três funções principais: a primeira é de proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger os dentes); a segunda é a de aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção; e a terceira é a de induzir o relaxamento da musculatura, o que ocorre em apenas alguns casos.


A placa de mordida tem várias indicações. A mais comum é para pacientes que apresentam bruxismo, com a finalidade de proteger os dentes do desgaste. Outra indicação importante é para pacientes que tem problemas nas articulações temporomandibulares e podem apresentar estalidos e travamento.
A utilização da placa depende do diagnóstico. Para os pacientes que rangem os dentes à noite, o seu uso deve ser predominantemente noturno.

De manhã, a placa deve ser limpa com escova macia e sabonete ou pasta dental e mantida dentro de um recipiente apropriado, com algodão umedecido.

O ato de ranger ou apertar os dentes pode ser controlado ou reduzido com o uso da placa de mordida, mas a resolução do problema ocorrerá com o passar do tempo, independente do uso da placa. Os problemas articulares poderão ser “acomodados” com a utilização da placa, pois são de auto-resolução e a placa será o agente responsável por reduzir os sintomas. Atualmente, considera-se a utilização da placa como um dos meios de controle dos problemas temporomandibulares. Outros meios de tratamento como, reabilitação oral adequada, ajuste oclusal por desgaste seletivo, fisioterapia, medicação e controle do estresse são também utilizados.

Caso tenha sido confeccionada apropriadamente, a mesma placa pode ser utilizada durante todo o tratamento (aproximadamente 6 meses). Porém, se o tratamento prolongar por mais tempo, se a placa ficar amarela ou com deposição de tártaro, ela deverá ser substituída. Conforme a musculatura relaxa ou a placa se desgasta, a oclusão se modifica, devendo, então, ser ajustada periodicamente.

Das inúmeras causas distintas de dor de cabeça. Feito o diagnóstico e constatado que a dor de cabeça é de origem muscular ou articular, a placa pode ser coadjuvante no tratamento, sendo que, geralmente, há também necessidade de medicamento ou fisioterapia.

A maioria dos problemas de desordem temporomandibular e dor orofacial pode ser controlada em um período médio de 6 meses de uso noturno. Entretanto, em alguns pacientes, devido a fatores como o bruxismo exagerado, depressão e estresse, a placa poderá ser utilizada por um período mais prolongado, sob controle periódico do dentista.

A placa confeccionada em acrílico é mais indicada na maioria dos casos.

Reabilitação Oral - Implantodontia - Prevenção

Estética - Restauração - Prótese - Oclusão

Clareamento - Laseterapia